Jann Liz (Janaína Lizardo)

Janaína Lizardo – (para ver currículo clique AQUI) Da alquimia possível nas estradas e na academia, me tornei terapeuta e gosto de significar esse lugar como sendo o lugar de quem amplia as possibilidades de vida e beleza reais do humano nesse mundo e no presente. A palavra cura pode ser considerada de muitas maneiras – e é preciso atentar para o que ela deseja em cada partilha. Aqui, fundamentalmente, falamos de caminhos, percursos, partilhas e sobretudo – de ampliação das possibilidades para uma vida mais íntegra e significativa.

É preciso lembrar que a tristeza, as dores e as sombras possuem seus lugares – e que suas vozes são elementos imprescindíveis para a conquista de uma vida mais digna. No entanto, aprender a sentir seu peso real e, sobretudo, torna-lo suportável (se esse for o desejo) pode ser uma experiência libertadora e fortalecedora.

Sou apaixonada pela vida e pelo misterioso acontecimento da vida humana. Trabalho em mim a ampliação das possibilidades para a realização das minhas potências de vida e ofereço instrumentos de qualidade para os que me procuram com o objetivo de conquistarem condições internas e reais para serem mais felizes e verdadeiros consigo. Para todo e qualquer bloqueio pode ser criado um novo meio, uma nova expressão e novas direções. Sempre nos deparamos com desafios e acontecimentos inesperados que nos convidam a ultrapassar os limites contemporâneos realizando a máxima da vida que é a sua própria transformação a cada instante.

Nessa direção organizei, coordenei e atuei com trabalhos lúdicos, culturais, educativos e artísticos na cidade de Uberlândia / MG através do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal com crianças em situação de risco. Trabalhei com artes plásticas, teatro, literatura e me envolvi profundamente como o xamanismo urbano (o que durou mais de 15 anos). Comecei dois cursos superiores – geografia na Universidade Federal de Uberlândia e farmácia na UNITRI; e os abandonei por não reconhecer neles o meu coração. Frequentei vários cursos de terapias holísticas (massoterapia, florais de Bach, Aromaterapia, fitoterapia, shiatsu, quiropatia), mas ainda assim, sentia algo faltando. Experimentei diversos tipos de terapias tradicionais e holísticas, (homeopatia, psicoterapia, psicodrama, massoterapia, acupuntura, bioenergética, florais, meditação, entre vários outros) e resolvi experimentar um método mais pragmático – psicanálise freudiana. Assim, me apaixonei e entrei para o terceiro curso superior – Filosofia. Concluí a graduação e o mestrado com a expectativa de me formar em psicanálise freudiana e fazer o doutorado – o que não foi possível, pois entrei num período denominado pelos xamãs de ‘noite escura da alma’ – que mudou novamente e radicalmente minha vida.

Mesmo cansada e sem acreditar, procurei um terapeuta em constelação familiar e nessa experiência tive a clareza de que iria trabalhar com isso, apesar de questionar os meios de condução de muitos dos trabalhos que encontrei. A jornada que fiz durante minha ‘noite escura da alma’, bem como para me formar nessa e em outras técnicas conto (e contarei) nos vários textos/vídeos aqui publicados. O que vale dizer agora é que esse período de 5 anos me forçou a revisitar as heranças dos meus ancestrais com mais profundidade e coragem que jamais imaginei ser capaz; reavaliando meu lugar na minha própria vida e conhecendo meus anseios de uma forma ainda não experimentada. Essa radical mudança ampliou meu olhar e conhecimentos, bem como as formas de comunicar esses mesmos conhecimentos. Saí de uma linguagem hermética (e necessária no meu percurso) para uma possibilidade de alcançar os corações e de realizar movimentos (terapêuticos, filosóficos, educacionais, artísticos) capazes de contribuir para o processo que chamo de ‘integração da humanidade em si’. Ofereço, portanto, instrumentos para o cuidado de si adquiridos e elaborados de uma forma sincera e íntegra – na medida em que vivi intensamente cada processo proposto e continuo vivendo; bem como são instrumentos estudados com um olhar detalhado que aprimorei (e aprimoro) com a Filosofia e as Psicanálises, com a Arte e outras artes corporais, tais como Rolfing e Renascimento.

Essa proposta, enfim, pretende ser transformadora na medida em que oferece um espaço onde cada pessoa interessada possa se sentir acolhida por ser o que é – e segura para descobrir as vozes mais profundas do seu coração. Desatar os nós e as dores antigas e desconhecidas, os cansaços e desconfianças com a vida e consigo, conquistando mais espaço para sua autenticidade e verdade, com amor e equilíbrio.

Atualmente moro no estado do Oregon, nos USA, com meu parceiro de vida Leandro Dorileo – com quem teço novos encantamentos e caminhos todos os dias. Meu coração está ancorado no Brasil, onde continuo atuando como educadora e terapeuta, por atendimentos online e presenciais; bem como com aulas presenciais trimestralmente. Por enquanto atendo presencialmente também nos EUA e  online no mundo.  Para consultar a agenda CLIQUE AQUI.

Contribuo para a reflexão e atuação sobre o lugar do humano na Terra e nas vidas cotidianas.

Aqui escolhemos a vivência da solidariedade – sejam bem-vindxs!